quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

QUE É PSICOPEDAGOGIA?


Psicopedagogia - um olhar diferente sobre a aprendizagem e a dificuldade de aprendizagem
Maria Angélica Bernardes Santos[t1]

Já houve e há vários olhares e formas de se atender às dificuldades de aprendizagem. Alguns organizam aulas de reforço e recuperação do conteúdo perdido ou não compreendido; outras maneiras de se explicar o mesmo. Há aqueles que se detém no desenvolvimento cognitivo e adequam os programas e recursos didáticos ao aprendiz; atendem aos pré-requisitos, à retenção de informações, à reeducação. Muitos cuidam das questões que transversalizam os momentos do aprender. Às vezes envolvem as famílias, se preocupam com o meio sócio-cultural, com o psiquismo e as relações com o inconsciente. Outros tentaram/tentam atender às dificuldades sociais e financeiras fornecendo o alimento e material básico para a aprendizagem ( a escolar em especial); observam o organismo e suas necessidades de sobrevivência.
A psicopedagogia se coloca frente a um ser que é organismo biológico e cognitivo, mas que é ser também afetivo e sócio cultural. Por isso, ela se detém a conhecer o sujeito, ser transcendental que, a partir do biológico, se constrói pessoa.
Por isso, a psicopedagogia tem um campo de estudo tão amplo.
Por isso, caminha entre tantas outras ciências e se faz parceira delas. Transita num espaço que está entre a psicologia e a pedagogia, entre o afetivo e o cognitivo - os dois ligados e influenciados pelo meio familiar, cultural e social do ser.
As teorias básicas que sustentam a psicopedagogia são o Desenvolvimento Cognitivo ( particularmente Piaget, Vygotsky e Wallon ) e a Psicanálise.
Há de se conhecer como se aprende para compreender porque não aprende e para cooperar com quem ensina. Há de se estar consciente de que a emoção é a mola que impulsiona o pensar, que esta pulsão é construída no conviver , que conviver envolve outros inseridos em culturas com modos de pensar e sentir diferentes.
É importantíssimo, também, que se conheça o como se ensina porque lida-se diretamente com a aprendizagem e se existe dificuldade, esta tem que ser observada através de múltiplos olhares. Para mim este é o olhar psicopedagógico.
A metodologia de trabalho do psicopedagogo também não é única. Há vários ângulos para se observar o aprender de alguém: através do brincar, do dramatizar, da produção textual, do conto e reconto, dos jogos estruturados, etc... etc... pois aprender envolve o jogo, o lúdico, o desafio, o risco de errar tentando construir. O que faz a diferença no atendimento é o olhar da (o) psicopedagoga(o) que devolve ao atendido a própria imagem enquanto alguém que aprende para que seja olhada por si mesmo, elaborada, relida e que se apresente com várias possibilidades de escrita da própria história dando-lhe novos significados.
Resgatar a possibilidade de aprender é resgatar a capacidade de brincar e esta é a pretensão da psicopedagogia.
Voltando à pergunta inicial, psicopedagogia é uma ciência que tem, como objeto de estudo, o sujeito aprendente[1]. É uma forma de tratar as questões de aprendizagem olhando esta construção como algo que acontece em todos os espaços onde o ser humano transita e se desenvolve.

[1] O termo aprendente é utilizado pela psicopedagoga argentina Alicia Fernández para referir-se à pessoa que está em processo de aprender.

[t1] Psicopedagoga formada pelo CEPEMG e pelo E. PSI. B.A ( Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires.

2 comentários:

  1. Boa noite! Sou Maria Angélica Bernardes dos Santos.
    Vi em pesquisas, a indicação do meu texto O que é Psicopedagogia nas referências bibliográficas de um trabalho cuja pesquisa foi feita neste blog.
    Gostaria de sugerir outros artigos: http://projetospedagog.blogspot.com.br/2007/10/monografi-construes-possveis-na.html
    Agradeço-lhe a publicação.

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  2. Convido a conhecer o blog Psicodagogia em Poesia: https://psicopedagogiaempoesia.blogspot.com/

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